Archinews 25

Belém Lima, um nome incontornável da Arquitectura Portuguesa.

Na AchiNews nº 25, a si dedicada, fizemo-nos representar com os pavimentos PARADOR.

Quanto ao Arquitecto Belém Lima, tomamos a liberdade de nos “apropriamos” das palavras do Embaixador Francisco Seixas da Costa, ditadas em Maio de 2013:

“António de Belém Lima, um arquitecto transmontano com expressão nacional e crescente divulgação internacional, integra uma magnífica geração que, durante as últimas décadas, ajudou a transformar a paisagem urbana do país e a prestigiar fortemente pelo mundo a arquitectura portuguesa. Portugal é o único país que, com o Brasil, hoje dispõe de dois "prémios Nobel" da arquitectura, os Pritzker, nas pessoas de Siza Vieira e Souto Mou­ra.

 

A obra de Belém Lima, relevada em livros e diversas publicações nacionais e estrangeiras, qualificou, muito em especial, Vila Real e a sua região, contribuindo fortemente para contrabalançar, no panorama da cidade, o brutal surto de construção que algum "patobravismo" desenvolvimentista, a partir dos anos 70, nos impôs e ainda hoje nos polui o olhar. Obras como o Conservatório de Música ou a Biblioteca de Vila Real, bem como o próprio Museu da Vila Velha, falam por si próprias, bem melhor do que tudo quanto eu possa dizer.“